Regulamentos – Piloto Privado Avião Welcome to your Regulamentos - Piloto Privado Avião Como se denomina a parte dos aeródromos destinadas ao pouso, decolagem e táxi de aeronaves, excluídos os pátios: a) área de manobras b) área de pouso c) área útil d) área útil None Como se chama o ponto no qual ou abaixo do qual a posição vertical de uma aeronave é controlada por referência a altitudes: a) altitude b) altura c) altitude de transição d) nível de transição None Qual referência altimétrica é utilizada para proporcionar separação vertical em rota: a) QNH b) QFE c) QFF d) QNE None Qual é o limite vertical superior do espaço aéreo inferior: a) FL145 inclusive b) FL245 inclusive c) FL145 exclusive d) FL245 exclusive None O que significa SBP-501: a) área perigosa de n° 01 na região do 5° COMAR b) área perigosa de n° 50 na região do 1° COMAR c) área proibida de n° 01 na região do 5° COMAR d) área proibida de n° 50 na região do 1° COMAR None Como se chama o espaço aéreo de dimensões definidas, dentro do qual o voo só poderá ser realizado sob condições preestabelecidas: a) área restrita b) área proibida c) área perigosa d) área de risco None Um voo VFR não se constituirá em tráfego essencial para outros voos VFR, salvo dentro do(s) espaço(s) aéreo(s): a) classes B e C b) classe B c) classes B, C e D d) classes C e D None Como se chama o serviço prestado com a finalidade de proporcionar avisos e informações úteis para a realização segura e eficiente dos voos: a) serviço de alerta b) serviço de assessoramento c) serviço de controle de tráfego aéreo d) serviço de informação de voo None Qual serviço receberão as aeronaves que sobrevoam aeródromos desprovidos de órgão ATC, no espaço aéreo inferior, num raio de 27NM desse aeródromo: a) ATC b) AFIS c) FIS d) assessoramento de tráfego aéreo None O piloto em comando de uma aeronave em voo VFR será responsável pela confecção e transmissão das mensagens de posição, quando o voo for realizado nos espaços aéreos classes: a) A, B, C, D e E b) A, B, C, e D c) B, C, D e E d) B, C e D None É responsabilidade do piloto em comando da aeronave manter escuta na freqüência da TWR: a) a partir do momento em que acionar os motores nas partidas b) a partir do momento em que acionar os motores, nas chegadas c) a partir do momento em que acionar os motores, nas partidas e até a parada dos motores, nas chegadas d) quando autorizado pelo ATC None O que significa um quadrado vermelho com uma diagonal amarela, colocado na área de sinalização dos aeródromos: a) pouso proibido b) operação de planadores c) pista impraticável d) que precauções deverão ser tomadas na aproximação para pouso None O que significa luz vermelha intermitente emitida pela pistola de sinalização da TWR: a) aeródromo impraticável, não pouse b) regresse e pouse c) dê passagem a outra aeronave e continue no circuito d) livre pouso None Qual é altura de uma aeronave a reação na perna do vento de um aeródromo cuja elevação é 3000ft: a) 1000ft b) 1500ft c) 4000ft d) 4500ft None As aeronaves serão instruídas a utilizar a pista que oferecer maiores vantagens, quando o vento de superfície for de velocidade: a) igual a 6Kt b) igual ou inferior a 6Kt c) inferior a 10Km/h d) superior a 6Kt None Qual é o prazo limite para apresentação de plano AFIL: a) 45minutos antes da EOBT b) 10 minutos antes de ingressar em uma CTA c) 10 minutos antes do limite da FIR d) 10 minutos antes da EOBT None Qual é o prazo limite para apresentação de uma DLA, caso a EOBT seja às 17h00min: a) 17h45min b) 17h30min c) 16h15min d) 17h35min None Como deverá ser representada no PLN a rota que será utilizada até o novo destino e que, esta rota modificada, será objeto de renovação de autorização em voo: a) CHG b) EET/ c) RIF/ d) RALT None Qual é o prazo limite para apresentação de uma notificação de voo: a) 30min antes da EOBT b) 10min antes da EOBT c) 45 min antes da EOBT d) 35 min antes da EOBT None Qual fase de emergência é caracterizada por uma aeronave que, autorizada a pousar, não o fizer dentro dos 5 minutos seguintes à hora prevista para pouso: a) fase de socorro b) fase de perigo c) fase de incerteza d) fase de alerta None A condição sobre a qual as informações disponíveis não permitiram determinar o nível de comprometimento da segurança da operação de uma ou mais aeronaves é denominada situação de: a) risco potencial b) risco crítico c) risco indeterminado d) todas as alternativas estão corretas None O número de posições críticas que devem ser atingidas por um avião que chega e executa o circuito de tráfego padrão é de: a) 5 b) 4 c) 3 d) 2 None Uma aeronave poderá ser autorizada a partir antes da devida autorização de seu PLN IFR apresentado, desde que se mantenha VMC até o recebimento da mesma e que tal procedimento ocorra: a) com o AD operando somente IFR b) com o AD operando somente VFR c) no período diurno d) no período noturno None Os Serviços Regionais de Aviação Civil (SERAC) são em número de: a) 4 b) 5 c) 6 d) 7 None No preenchimento do formulário de Plano de Voo, quando a altitude a ser mantida pela aeronave for de 2.500 pés, deverá ser inserido no campo reservado a nível de cruzeiro: a) F025 b) FL025 c) A025 d) nenhuma alternativa correta None No circuito de tráfego padrão executado para uma pista de número 03, a respectiva perna do vento deverá ser efetuada no rumo magnético: a) 030 graus b) 120 graus c) 210 graus d) 300 graus None O voo VFR especial “não” é autorizado: a) dentro de ATZ ou CTR b) para aeronaves sem rádio c) dentro de ATZ ou TMA d) para aeronaves monomotoras None Para a realização de um voo IFR fora de AWY, a responsabilidade de calcular o nível mínimo para a rota a ser voada é do: a) Centro de Controle b) piloto em comando c) copiloto d) todas as alternativas estão corretas None Para proteção do tráfego de um aeródromo é estabelecido um espaço aéreo que tem como designativo especificado: a) ATZ b) ATS c) CTR d) CTA None A ingestão de drogas controladas (medicamentos de tarja preta) é permitida para tripulantes, no exercício das funções, desde que: a) “não” sejam objeto de auto-medicação b) “não” sejam acompanhadas de “reações adversas” c) “não” sejam usadas em caso de dependência química d) “não” lhes diminuam a capacidade psico-motora None Uma aeronave voando em aerovia deve informar sua posição ao órgão ATS apropriado: a) sobre qualquer fixo b) sobre os fixos compulsórios c) de 30 em 30 minutos d) todas as alternativas estão corretas None A instrução da TWR para uma aeronave sem rádio, em voo, pousar no AD e dirigir-se ao estacionamento será dada através de um sinal luminoso: a) vermelho intermitente b) branco intermitente c) verde intermitente d) amarelo intermitente None É definida como aeronave “ultrapassadora” aquela que se aproxima por trás de outra, em um rumo em relação ao plano de simetria da que vai ser ultrapassada, formando um ângulo: a) superior a 30 graus b) inferior a 30 graus c) superior a 70 graus graus d) inferior a 70 graus None A condição na qual a proximidade entre aeronaves, ou entre aeronaves e obstáculos, tenha resultado em separação menor que o mínimo estabelecido pelas normas vigentes sem, contudo, atingir a condição de risco crítico, é denominada situação de: a) risco potencial b) risco relativo c) risco indeterminado d) todas as alternativas estão corretas None A expressão “acima do nível do solo” é identificada pela sigla: a) ANS b) AGL c) AMSL d) AGND None Uma aeronave sob IFR que pretenda descer e pousar em AD desprovido de órgão ATC, após bloquear o auxílio básico no FL mínimo da AWY ou da FIR, deverá, antes de iniciar o procedimento IAC para a pista selecionada: a) descer em órbita até a TA b) transmitir à CS local as fases do procedimento c) informar a TWR o procedimento pretendido d) todas as alternativas estão corretas None A sede da OACI está localizada em: a) Ottawa, Canadá b) Montreal, Canadá c) Chicago, USA d) Paris, França None A separação vertical mínima em rota, entre aeronaves supersônicas e outras, será de: a) 1.000 pés b) 2.000 pés c) 3.000 pés d) 4.000 pés None Caso uma aeronave homologada “apenas” para voos VFR encontre-se numa TMA e as condições meteorológicas caiam abaixo das VMC, o piloto deverá: a) subir até o topo e manter-se nivelado b) baixar para a TA e manter-se nivelado c) solicitar autorização para prosseguir IFR d) solicitar autorização para VFR especial None A altitude especificada em uma aproximação (IFR) de não-precisão, abaixo da qual a descida não pode ser efetuada sem referência visual, é designada por: a) DA b) DH c) MDH d) MDA None Pode-se afirmar que uma aeronave, voando no FL150, estará “sempre” sob: a) IFR b) VFR c) IMC d) VMC None A sigla designativa de pessoa militar com curso de segurança de voo que investiga acidentes aeronáuticos é: a) ASV b) MSV c) OSV d) PSV None A sigla “RPL” indica: a) Plano de Voo Regular b) Plano de Voo Registrado c) Plano de Voo Repetitivo d) Plano de Voo Realizado None A situação na qual existe dúvida quanto à segurança de uma aeronave e de seus ocupantes é chamada fase de: a) perigo b) alerta c) incerteza d) nenhuma alternativa correta None Das alternativas abaixo, assinale aquela em que o órgão ATS dará início à fase de emergência: a) combustível da aeronave esgotado b) emergência da aeronave c) pouso forçado d) 30 minutos após uma ETA sem notícias da aeronave None O maior nível de voo VFR que poderá ser utilizado por uma aeronave que pretenda voar em rota, fora de AWY e no rumo magnético 180 graus, é o FL: a) 135 b) 145 c) 165 d) 195 None A separação vertical, em rota, é obtida exigindo-se que as ACFT ajustem seus altímetros com os valores referentes ao: a) QFE b) QFF c) QNE d) QNH None “O ACC poderá autorizar uma aeronave sob seu controle a efetuar subida ou descida VMC em rota, ficando a responsabilidade da própria separação com o piloto em comando.” Tal afirmação é: a) verdadeira b) falsa c) passível de autorização do operador da acft d) verdadeira se estiver em voo RPL None Incidentes aeronáuticos ocorridos com aeronaves civis brasileiras serão investigados pelo(a): a) operador com ASV credenciado b) operador com OSV credenciado c) DIPAA do DAC d) SIPAA do SERAC None Estando sob controle de um APP, as aeronaves terão entre si uma separação vertical mínima de: a) 500 ft b) 1.000 ft c) 1.500 ft d) 2.000 ft None Uma aeronave poderá ser autorizada a voar VFR especial quando, por exemplo, o voo for realizado: a) em rota, até 54 NM b) sem contato bilateral com o APP c) à noite, até 27 NM d) com pouso no AD de partida, em CTR None Em um aeródromo cuja elevação seja de 1.700 ft, o circuito de tráfego padrão para aeronaves à reação será efetuado a uma altura de: a) 1.000 ft b) 1.500 ft c) 2.700 ft d) 3.200 ft None A parte de um aeródromo destinada ao pouso, decolagem e táxi de aeronaves, integrada pela área de manobras e os pátios chama-se: a) área de movimento b) área de estacionamento c) área de pouso d) área de manobras None Estão isentas do pagamento de tarifas pelo uso das comunicações e dos auxílios à navegação aérea em rota as aeronaves: a) privadas b) comerciais c) estrangeiras d) de aeroclubes None O serviço prestado com a finalidade de proporcionar avisos e informações úteis para a realização segura e eficiente dos voos é o de: a) alerta b) assessoramento c) informação de voo d) prevenção de acidentes None No Plano de Voo, o valor declarado como velocidade de cruzeiro refere-se à: a) VA b) VC c) VI d) VS None O indicativo de chamada de uma Estação Radiogoniométrica, a ser usado em radiotelefonia, é: a) Rádio b) Gônio c) Recalada d) Rádio Recalada None Uma aeronave que partir de AD não controlado, situado no litoral e para o qual não exista SID publicada, deverá subir para o lado do mar, formando com o eixo da AWY ou da rota a ser voada um ângulo de: a) 30 graus b) 45 graus c) 60 graus d) 90 graus None Acidentes ocorridos com aeronaves pertencentes à aviação geral serão investigados pelo(a): a) OSV b) ASV c) DIPAA do DAC d) SIPAA do SERAC None São órgãos permanentes, na estrutura da OACI: a) Conselho e Secretariado b) Conselho e Assembléia c) Secretariado e Assembléia d) todas as alternativas estão corretas None Uma aeronave fazendo espera em órbita a 25.000 pés, sem turbulência, deverá manter velocidade indicada igual ou inferior a: a) 230 KT b) 240 KT c) 265 KT d) 0.83 MACH None Os termos Centro de Coordenação de Salvamento, Serviço de Informação de Voo e Zona de Controle são internacionalmente conhecidos como: a) SAR, AFIS e CTZ b) RCC, AFIS e CTZ c) RCC, FIS e CTR d) SAR, FIS e ZCT None Parte de um aeródromo destinada ao pouso, decolagem e táxi de aeronaves, excluídos os pátios, é a definição de uma área de: a) manobras b) movimento c) táxi d) pouso None O Plano de Voo, a partir da hora estimada de calços fora, é válido por: a) 60 min. b) 45 min. c) 30 min. d) 15 min. None Em caso de acidente aeronáutico, a guarda da aeronave ou seus destroços, objetivando a preservação dos indícios e evidências, é responsabilidade do (a): a) SRPV da área b) COMAR da área c) prefeitura ou polícia local d) proprietário ou operador da aeronave None As aeronaves são consideradas da nacionalidade do Estado: a) que estejam sobrevoando b) em que sejam exploradas c) que as tenha contratado d) em que estejam matriculad None A aproximação IFR baseada em auxílio à navegação sem indicação eletrônica de trajetória de planeio é denominada: a) aproximação de não-precisão b) aproximação de não-segurança c) aproximação de precisão d) aproximação de segurança None Com relação a visibilidade, altura da base das nuvens mais baixas e condições meteorológicas presentes, a expressão “CAVOK” significa, respectivamente: a) 10 KM ou mais, 5.000 pés ou mais e existência de precipitação b) 10 KM ou mais, 5.000 pés ou mais e inexistência de precipitação c) 10 KM ou menos, 5.000 pés ou menos e existência de precipitação d) 10 KM ou menos, 5.000 pés ou menos e inexistência de precipitação None Em uma pista de comprimento igual a 900 metros, onde as marcas de ponto de espera no táxi sejam inexistentes, as ACFT deverão se manter, em relação à RWY, a uma distância mínima de: a) 20 metros b) 30 metros c) 40 metros d) 50 metros None Assinale a alternativa que indica, dentre outras, uma atribuição da ANAC: a) orientar a operação da infra-estrutura aeroportuária b) orientar os serviços aéreos civis c) controlar os serviços aéreos civis d) todas as alternativas estão corretas None Após a decolagem de um AD não controlado e para o qual não exista SID publicada, a responsabilidade de evitar colisão da aeronave com obstáculos, durante a subida, é do(a): a) ACC b) APP c) CS d) piloto em comando None Duas pistas distintas, que sejam orientadas nos rumos 154 e 235 graus magnéticos, respectivamente, serão identificadas como: a) 15 e 23 b) 15 e 24 c) 16 e 23 d) 16 e 24 None A separação horizontal provida às aeronaves em voo poderá ser: a) lateral ou frontal b) lateral ou longitudinal c) paralela ou frontal d) paralela ou longitudinal None Uma das finalidades diretas do ATIS é possibilitar, nas TMA, um/uma: a) aumento da segurança b) aumento do volume de tráfego c) diminuição do uso dos auxílios-rádio d) diminuição do uso das frequências dos órgãos None O órgão central do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos é o: a) SRPV b) COMAR c) CENIPA d) SIPAER None Os CINDACTA são direta e operacionalmente ligados ao (à): a) ANAC b) CENIPA c) COMAR d) DECEA None Quando houver um sinal visual para instruir as ACFT no sentido de que devem pousar, decolar e taxiar nas pistas pavimentadas ou compactadas, será observado na área de sinalização um: a) halter branco b) quadrado com uma diagonal amarela c) halter com dois traços negros d) nenhuma alternativa correta None Em radiotelefonia, o indicativo de chamada de um ACC é: a) Centro b) Centro de Controle c) Centro de Controle de Área d) todas as alternativas estão corretas None Dos sete escritórios regionais da OACI, aquele que representa a América do Sul está situado em: a) São Paulo, Brasil b) Lima, Peru c) Quito, Equador d) Buenos Aires, Argentina None Quando uma aeronave é considerada desaparecida ou o local onde se encontra é absolutamente inacessível, está caracterizado um: a) incidente aeronáutico grave b) incidente aeronáutico leve c) incidente aeronáutico d) acidente aeronáutico None Se uma aeronave, voando na FIR e no FL100, pretender cruzar uma AWY e não conseguir comunicação rádio com o ACC, deverá fazê-lo: a) sob VMC b) sob IMC c) no FL105 d) no FL095 None Time's up